Estratégias para estar presente no dia a dia dos seus colaboradores e clientes

Quando falamos em gestão de pessoas e bons relacionamentos, os pequenos detalhes fazem toda a diferença. Estimular, frequentemente, a motivação dos funcionários e manter um bom relacionamento com os diferentes perfis de clientes, é essencial para o crescimento e consolidação do negócio.

Imagine um ambiente de trabalho que não encoraja seus colaboradores, não elogia ou incentiva e, também, não reconhece a dedicação de cada um deles. Certamente, a qualidade de trabalho e a produtividade sofrem sérios impactos.

O mesmo acontece quando uma empresa se esquiva do dia a dia de seus clientes. A partir do momento em que os clientes deixam de se sentir especiais, sua marca perde força, e eles passam a buscar novas alternativas, mais interessantes tanto para o consumo, como para conquistar o sentimento de pertencimento.

Pensando nisso, vamos apresentar algumas estratégias práticas que podem ser facilmente inseridas no seu dia a dia!

 

Endomarketing

As ações voltadas ao público interno são fundamentais por beneficiarem o funcionário e a empresa. Afinal, ao cultivar a raiz do negócio, o sucesso será refletido na parte externa, aos olhos dos clientes fiéis.

Como maneira de demonstrar satisfação e apreço ao trabalho dos colaboradores, materiais gráficos personalizados são uma excelente opção por serem ferramentas potentes no endomarketing. Eles ajudam a disseminar a cultura, os valores da empresa e alimentar o senso de pertencimento.

Pense na necessidade de cada setor, algo que seja funcional como uma agenda ou um planner para o departamento de comunicação, uma caderneta para o pessoal do planejamento estratégico. Ou, então, um calendário financeiro para os profissionais que cuidam das transações financeiras da empresa.

Presentear vai além do mimo. Estamos sempre tão focados em garantir que tudo seja produzido dentro do prazo, com precisão, que acabamos esquecendo dos desejos. A sua atitude ainda mostra que você se importa com ele e não está preocupado apenas com resultados.

Confira pequenas ações que fazem a diferença no dia a dia organizacional:

  • Mostre interesse. Pergunte aos seus colaboradores como eles estão, assim você poderá refletir sobre suas atitudes;
  • É normal que o estresse apareça de vez em quando. Neste caso, busque o equilíbrio na comunicação;
  • Apesar de pagar os seus funcionários, é interessante agradecer ao serviço realizado;
  • Mostre que os colaboradores estão em um espaço seguro para conversar e fazer amizades. A educação também é fundamental para a convivência em equipe.

 

Relacionamento com clientes

A melhor forma para fazer seus clientes se sentirem respeitados e especiais, é apostar em brindes corporativos, como materiais gráficos personalizados que demonstrem cuidado.

Não basta distribuir presentes sem utilidade, uma vez que os clientes não se sentirão individualizados. Os itens devem ter alguma ligação com a rotina deles, e ter qualidade para que a estratégia de marketing gere bons efeitos.

Muitas propagandas prendem a atenção dos clientes apenas por alguns instantes, e a mensagem principal acabam passando despercebida. É importante que os presentes produzam uma interação pessoal com o público externo e, até mesmo, com potenciais clientes.

Ao encontrarem valor no produto oferecido, automaticamente passam a se familiarizar com os serviços, aumentando as chances de retornarem para novas compras e, ainda, trazer novos compradores.

Além disso, a estratégia principal está em fazer parte da rotina dessas pessoas. Imagine que o cliente registra seus compromissos pessoais e profissionais, em um planner customizado, que o acompanha em casa, no trabalho ou no momento de lazer. Ou um notebook superelegante em uma data especial? Isso fará com que o nome do seu empreendimento seja levado à inúmeros lugares e sua marca absorvida em diferentes situações.

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