Neste momento de isolamento social, profissionais de marketing e recursos humanos estão se reinventando para manter seu planejamento de endormarketing ativo nas empresas de todos os setores. A distância pode ser mesmo um grande desafio, mas é possível construir um plano que vise manter o engajamento dos times e bons resultados.
Acreditamos nisso e então preparamos algumas dicas para garantir que você também consiga motivar e treinar a sua equipe para obter novos resultados com as ações de endomarketing.
Veja 5 dicas para o endomarketing no home office:
1. Refaça o planejamento da sua empresa
A rotina mudou e a primeira coisa é aceitar esta mudança e refazer seu planejamento. Se um dos desafios é a distância, então pense em ações que possam ser realizadas em meio a esse distanciamento físico. Ou algo que você consiga entregar e levar ao seu colaborador. Você vai precisar de todos os líderes da empresa engajados e pensar em novas dinâmicas para isso.
2. Envolva todos os seus líderes durante o home office
Os líderes são os multiplicadores da cultura da sua empresa. Você vai precisar utilizá-los como nunca. Então, ao contrário do distanciamento, se aproxime de cada um deles, crie ações específicas para esta equipe e a envolva na construção do planejamento de endomarketing do ano. A criatividade e esforço são fundamentais neste momento e poderão resultar em novas soluções e perspectivas para o futuro. Novos líderes podem surgir e equipes se fortalecerem. Invista nisso. Veja o vídeo sobre o tema com o Eduardo Bachur, Gerente de Marketing da Redoma.
3. Crie eventos virtuais com seus colaboradores
Os eventos virtuais podem ser bem bacanas, mas também podem ser bem chatos e sem dinamismo. Para evitar que isso aconteça com os seus, seja criterioso na realização de todos os eventos e reuniões que criar. Crie grupos categóricos. Veja alguns exemplos de eventos online que você pode fazer e pense também na modalidade híbrida, que envolve o online e o offline:
● Ginástica laboral home office
● Comemorações com os aniversariantes do mês
● Dia dos profissionais (estando atento para contemplar todos ou apenas
os reconhecidamente mais importantes para o setor)
● Dia do feedback
4. Premie e presenteie seus colaboradores em casa
Você pode surpreender seus colaboradores também com ações e brindes entregues na casa de cada um deles. A surpresa, neste caso, é sempre muito bem vinda. As pessoas estão emotivas e qualquer gesto de lembrança, respeito e carinho gera grandes resultados emocionais e de valorização individual. Também de engajamento na equipe. Aproveite datas importantes para explorar essa ideia. Veja algumas sugestões:
● Kit Boas Vindas ou Kit Home Office: um novo colaborador vai participar de muitas reuniões online, assim como os demais colaboradores da sua empresa. Dessa forma, necessariamente, ele vai precisar de caderno, agenda e caneta. Com o agravante de não estar saindo muito para adquirir novas ferramentas que necessita para o trabalho em casa. Então, aproveite e monte um kit com um caderno personalizado, bloco de anotação, caneta, camiseta, caneca ou squeeze. Capriche nesse kit, pois ele demonstra toda simpatia e cultura da sua marca logo no primeiro contato.
● Lanchinhos e mimos: bombons, chocolates, balas… mimos assim fazem a diferença na vida da gente, de modo geral. Em tempos de maior reclusão e ansiedade então, os efeitos podem ser muito positivos. Já pensou, no meio da manhã ou da tarde, chegar um mimo da empresa, com uma mensagem bem bacana em alguma ocasião especial. Veja alguns exemplos de datas:
- aniversário de tempo de empresa; mudança de cargo ou de área;
- nascimento de um filho ou aniversário?
Lembre-se: quanto mais atualizado estiver o cadastro dos seus colaboradores, mais monitoradas e efetivas podem ser estas ações.
5. Surpreenda sua equipe positivamente
Seja criativo. Quando um time está reunido pelo mesmo propósito, a criatividade não deve ter limites. Não deixe que as adversidades do momento, tanto externas quanto internas, atrapalhem a comunicação dentro da sua empresa. Manter a cultura, os princípios e valores é algo crucial em todas as ocasiões, especialmente neste ano, em que todos nós experimentamos uma nova forma de viver, compartilhar, se relacionar e consumir. Só assim estes valores realmente serão sustentáveis ao longo desta e das próximas jornadas.
Boa sorte!
Quer uma mãozinha para montar um dos seus kits? Veja o catálogo 2020 da Redoma. Lá tem muitas inspirações em papelaria. Pode encomendar também pelo site: https://www.redoma.com.br/catalogo
Deixe um comentário