Dicas para turbinar os estudos

Está querendo retomar os estudos para um vestibular, concurso ou uma grande prova? 

O alto volume de matérias e assuntos necessários geralmente é grande e criar uma rotina de estudo pode ser uma vantagem para quem quer garantir um bom rendimento. Algumas dicas podem te ajudar a turbinar os seus estudos da maneira bem mais assertiva e funcional. Confira:

  • Organize seu local de estudo:

A organização do local de estudo é imprescindível, já que é ali que você vai passar boa parte do seu tempo. Deixe apenas itens primordiais à mão, como post-its, canetas, marca-textos, um bloco de notas para sempre que surgir uma dúvida ou pesquisar depois, um calendário de mesa ou de bolsa e, é claro, uma agenda ou planner, para te auxiliar com a sua organização diária.

  • Separe os conteúdos por áreas e monte um cronograma:

Caso você esteja estudando para passar no vestibular, por exemplo, separe as matérias entre si, como geografia, matemática, biologia, entre outros. Assim, você saberá por qual deles deve começar e o assunto ao qual estudar primeiro. Assim que essa divisão for feita, é hora de definir quando estudar o quê. Um planner semanal, ou até mesmo mensal, pode ser um aliado na ordem que você escolher.

  • Faça resumos e fichas de matérias:

Resumos e fichas de estudos são métodos eficazes para memorizar o conteúdo de cada matéria. Escreva os principais pontos abordados em uma folha, que pode variar de tamanho de acordo com a sua necessidade, para que você leia sempre que for necessário. Passe a limpo, se for o caso. Material de papelaria é importante porque ele se complementa, certo? 

  • Defina os melhores horários para estudar e faça pausas:

Cada pessoa possui um alto desempenho em horas diferentes do dia, seja de manhã, à tarde ou à noite. Comece ajustando suas horas de estudo com a sua rotina e vá adequando, de acordo com o seu nível de produtividade. E por mais que o tempo que você se dedique aos estudos seja importante, as pausas em momentos estratégicos também são. Elas são pontos estratégicos para que o seu cérebro memorize todo o conteúdo, sem que haja a exaustão. Intercale o descanso conforme o tempo de estudo, exemplo: 5 minutos de descanso após 25 minutos de estudo; ou, 30 minutos após uma hora de aula.

  •  Elimine os focos de distração:

Celular, música, conversas paralelas, tv e mil redes sociais, nesse momento, podem atrapalhar e tomar todo o seu tempo. Tudo isso pode ser uma enorme distração para você na hora de estudar. Não se esqueça de desconectar a internet do celular ou desligar as notificações das redes sociais durante o tempo em que você deverá estar concentrado. Caso esteja em algum lugar de grande movimentação ou barulho, protetores auriculares podem ser uma solução.

  • Cuide de você:

Todas essas dicas acima são vão funcionar se você seguir à risca a dica mais importante: cuidar de você mesmo, da sua saúde e bem-estar. Para conseguir a concentração necessária para o seu estudo, o seu sono tem que estar em dia. As 8 horas diárias de uma boa noite de descanso faz muita diferença no seu desempenho, assim como a sua alimentação e a sua hidratação. Quando todos esses pontos estão alinhados, o seu cérebro atinge um bom funcionamento, fazendo com que você tenha mais qualidade de estudo e, é claro, de vida.

Agora que você já sabe mais dicas para garantir bons estudos, não se esqueça de compartilhar conosco qual delas mais te ajuda e quais itens são essenciais na hora de aumentar a sua produtividade.

Gostou do nosso conteúdo? Então leia outras dicas: 

Deixe um comentário