A Black Friday está chegando e você não pode ficar de fora.
A data já se tornou uma das mais importantes também para o varejo brasileiro, tanto nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais. Em 2018, o faturamento da Black Friday foi de R$ 2.6 bilhões nas vendas online, crescimento de 23% em relação ao ano de 2017.
E como você, pequeno e médio lojista, pode aproveitar essa data tão especial para lucrar e atender seus clientes, sedentos pelo seu produto? Veja abaixo 5 sugestões que irão ajudar sua loja a vender mais nessa Black Friday.
1.Transparência nas promoções
Faça uma promoção de verdade. Nada de “o dobro pela metade do preço”. Seu cliente conhece bem seus produtos, e fazer uma campanha falsa só vai prejudicar o seu negócio.
2. Fale com seus fornecedores
O que seus fornecedores podem te oferecer para que você consiga fazer uma campanha de Black Friday? Fale com eles, peça um desconto em cima de uma quantidade maior, ou veja quais produtos ele possui para uma possibilidade de redução de preço. Assim, você pode repassar descontos atrativos para seu cliente.
3. Comunicação dentro e fora
Na semana da Black Friday, as pessoas respiram a promoção. Vai ser natural você olhar para tudo quanto é canto e ver “Black Friday 70%”. Você também tem que entrar no clima. Seja criativo, apresente sua campanha para seus clientes: na vitrine, fachada, nas gôndolas ou exposição do produto. Inclusive nas suas redes sociais! Use-as para convidá-los para a promoção ou até mesmo para fazê-los comprar online, caso você realize este tipo de venda.
4.Treine sua equipe
Não interessa se você tem 2, 3, 10 ou 50 vendedores na loja, você precisa deixar tudo alinhado. Treine atendimento, colha sugestões deles, faça com que estejam envolvidos com o propósito da ação. Nada vai funcionar se não tiver engajamento de toda equipe. Seja para atender um cliente, dar uma explicação sobre um produto, publicar algo nas redes sociais, atender um telefone. Enfim, sem eles você não vai atingir um resultado.
5. Defina uma meta
Sim, você precisa definir uma meta para a ação. Seja claro com a equipe, apresente uma meta que gere um desafio e, ao mesmo tempo, que eles possam vislumbrar atingi-la. E não se esqueça da premiação. Crie um prêmio para o time, seja em espécie ou algo que eles possam curtir: um churrasco, um jantar com a equipe toda. Mas use sua criatividade atrelada ao perfil da sua equipe. Não queira inventar a roda.
Utilize a Black Friday a seu favor. Todo o varejo estará respirando a promoção. Não fique de fora. Participe, mas não deixe para a última hora.
Artigo produzido por Eduardo Bachur, gerente de marketing da Redoma, especialista em gestão de marketing e varejo.
Gostou dessas dicas que elaboramos para você e sua equipe? Esperamos que sim! A gente se preocupa, porque o sucesso dos nossos clientes é também o nosso sucesso.
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