Aprendemos desde muito cedo a usar a escrita como ferramenta de comunicação para representar ideais, conceitos e sentimentos. Porém, atualmente, a forma mais usada é dominada pela tecnologia: a digitação.
Com o uso dos smartphones e redes sociais, as pessoas passaram a escrever cada vez menos no papel, perdendo a prática não só da escrita em si, mas também da ortografia.
Apesar do avanço inevitável da tecnologia, organizar as ideias antes de passá-las ao leitor é fundamental para estimular a criatividade e garantir a compreensão.
Quando abrimos um caderno para rascunhar palavras soltas, qual o nosso objetivo? Pode ser registrar um pensamento, se distrair, adicionar um lembrete de uma tarefa que está por vir, entre inúmeras possibilidades. Independentemente do motivo, colocar para fora aquilo que está na cabeça pode ser uma excelente forma de solucionar situações.
Para a escritora norte-americana Flannery O’Connor, escrever é uma maneira de descobrir quem somos. Ainda mais a fundo, segundo Virginia Woolf e Anais Nin, também escritoras, o hábito de manter diários, por exemplo, era uma maneira de estimular a criatividade e ignorar ideias atordoadas que apenas incomodam a mente.
Por isso, o autor Ray Bradbury, definiu 5 razões para usar a escrita a favor da criatividade, do aprendizado e da evolução dia após dia. Confira!
1) Desocupa os espaços da mente:
Existe a ideia de que a mente é feita para o processamento e não para o armazenamento. O armazenamento de informações, ideias e planos, portanto, pode ser organizado se passarmos a escrever listas de coisas a fazer em um bloco de papel.
Afinal, é sabido que a atenção humana é um recurso finito, ou seja, que se esgota ao decorrer do dia. Logo, se você passa o dia pensando naquilo que precisa fazer, você está apenas importunando seus neurotransmissores com informações que só vão gerar cansaço e estresse.
2) Reúne um banco de conhecimento:
Quando alguém está explicando algo ou passando determinado conhecimento para você, escrever o que está sendo dito permite comprometer a sua atenção para o próximo pensamento. Em outras palavras, você está produzindo enquanto escuta sobre o assunto. Além disso, ao pesquisar ainda mais sobre as
coisas que ouviu ou leu, será possível acumular um banco incrível de conhecimento.
3) Observa o próprio crescimento:
Seguir uma lista com suas atividades realizadas ajuda a perceber sua própria evolução. A diretora de pesquisa da Harvard Business School, Teresa Ambile, descobriu que as pessoas mais produtivas registram até os mais simples afazeres em seus dias.
É o que ela chama de Princípio do Progresso: quanto mais se está consciente do seu progresso, mais se sentirá envolvido para continuar buscando evolução e crescimento.
4) Compreender os próprios obstáculos:
Segundo uma pesquisa do psicólogo James Pennebaker, da Universidade do Texas, ao escrever sobre as dificuldades que temos nossos pensamentos se organizam mais facilmente para encontrar possíveis soluções e, até mesmo, significado para experiências traumáticas.
Para o pesquisador, nem sempre as pessoas mais felizes são aquelas que têm os trabalhos mais fáceis, mas sim aquelas que conseguem encontrar razões para continuar a executá-los.
5) Escrever te torna mais sábio:
Manter uma rotina de anotações nos faz entender mais sobre a vida como um todo: emoções, atividades realizadas mais rapidamente e até mesmo em quais tarefas você se desenvolve rapidamente e aprende mais rápido. Independentemente do seu objetivo, trabalho ou função, pratique a escrita. Ela vai organizar a sua mente, além de os cadernos oferecerem praticidade, funcionalidade e ferramentas essenciais para o sucesso!
Nossa linha de produtos cumpre este papel oferecendo agendas, cadernos, calendários, notepads, planners, entre muitos outros materiais gráficos que te acompanham todos os dias, incentivando o ato de escrever e garantindo personalidade à sua rotina.
Responsabilidade Ambiental
Como empresa que preza pelos produtos gráficos para diversas funcionalidades, o princípio do Mundo Redoma é cuidar do meio ambiente. Pensando nisso, por meio de um Programa de Gestão de Resíduos organizamos as sobras de papéis e alumínios; e encaminhamos a empresas especializadas em reaproveitamento.
Também investimos em tecnologias para o uso inteligente e eficiente da energia elétrica e água, além de utilizarmos uma tinta 100% à base de óleos vegetais em nossas impressões para colaborar com a preservação do planeta.
Deixe um comentário